segunda-feira, 24 de abril de 2017

FRANGO POMODORO, Ajinomoto

Resultado de imagem para frango pomodoro sazon

Tempo de Preparo: 00:50
Rendimento: 12 porções

Resultado de imagem para frangoResultado de imagem para batata tomate pimentao

Ingredientes
· 500 g de peito de frango, sem pele, cortado em 4 partes
· 400 g de coxas de frango, sem pele
· 400 g de sobrecoxas de frango, sem pele
· 2 sachês de Tempero SAZÓN® Verde
· 1 colher (chá) de sal
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 4 dentes de alho amassados
· 2 cebolas pequenas cortadas em quadrados
· 3 tomates maduros, sem pele, picados
· 3 batatas médias cortadas em 8 partes
· 2 xícaras (chá) de polpa de tomate (400 ml)
· 2 xícaras (chá) de água fervente
· 2 sachês de Caldo SAZÓN® Galinha
· 1 pimentão verde médio, sem sementes, cortado em quadrados

Resultado de imagem para frango pomodoro sazon


Modo de preparo

Salpique os pedaços de frango com o Tempero SAZÓN® e o sal, e deixe tomar gosto, na geladeira, por 2 horas.
Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e doure o alho. Junte o frango, aos poucos, e frite por 10 minutos, ou até dourar por todos os lados.
Acrescente a cebola e o tomate, e refogue rapidamente. Adicione a batata, a polpa de tomate, a água e o Caldo SAZÓN®, e cozinhe por 20 minutos, em fogo médio, com a panela semitampada. Abaixe o fogo, junte o pimentão e deixe por mais 15 minutos, com a panela tampada, ou até os vegetais estarem macios.
Retire do fogo e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco.

Resultado de imagem para frango pomodoro sazon

(+ 2 horas para tomar gosto)

terça-feira, 18 de abril de 2017

Dobradinha com grão-de-bico, Tudo Gostoso/ Fugini


Resultado de imagem para Dobradinha com grão-de-bico

Tempo de Preparo:50 minutos
Rendimento:15 porções

Resultado de imagem para Dobradinha com grão-de-bico

Ingredientes
1 kg de dobradinha escaldada
1/2 kg de grão-de-bico, de molho por 3 horas
2 gomos de calabresa picadas em rodelas finas
1 cenoura grande em rodelas finas
5 tomates maduros bem picadinhos
Cheiro verde a gosto
Pimenta e sal a gosto
Colorau a gosto
2 cebolas grandes
6 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de óleo
Resultado de imagem para Dobradinha grão-de-bico

Modo de preparo:
Cozinhe a dobradinha junto com o grão-de-bico em uma panela de pressão por aproximadamente meia hora com água suficiente para cobrir os ingredientes, reserve. Em outra panela junte o óleo, a cebola, o alho e a calabresa. Deixe fritar até murchar a cebola, junte a cenoura e os tomates, o colorau e refogue tudo até que a cenoura fique al dente. Despeje a dobradinha e o grão-de-bico nesta mistura. Junte o sal, a pimenta, o cheiro verde e deixe ferver até encorpar. Sirva com arroz branco e uma cervejinha da sua preferência.

Resultado de imagem para Dobradinha com grão-de-bico

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Caldo caseiro de frango, por Receitas Gourmet


Fazer caldo de frango caseiro é super fácil. Você só vai precisar de um pouco de tempo pois o processo todo demora aproximadamente 2-3 horas. Os caldos são a base de toda culinária e usados em molhos, risotos e sopas. Eu procuro sempre fazer uma grande quantidade de caldo por vez e congelo o excedente, pois ele dura muito bem por 3-6 meses no freezer.

Resultado de imagem para caldo de frango caseiro

A dica do Alex Atala para o caldo é usar as asas que são mais baratas, tem carne e bastante osso, que vai dar uma boa dose de colágeno. Tudo que você quer para dar sabor e textura ao seu caldo. Você pode usar também a carcaça de um frango dessosado ou mesmo o pescoço. Outro detalhe importante é não colocar sal no seu caldo pois você sempre pode ajustar isso depois.

Rende 2,5 litros de caldo

Resultado de imagem para caldo de frango caseiro

2.2 kg de asa de frango
700 g de cebolas picadas (5 cebolas)
200 g de cenouras picadas (1 cenoura grande)
200 g de aipo ou alho poró (2-3 talos)
1 xícara de vinho branco seco
1 bouquet garni grande
3 litros de água.

Lave as asas, junte todos os ingredientes em uma panela com a água e o vinho. Leve ao fogo alto, baixe quando ferver e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas. Com uma escumadeira, vá tirando as impurezas durante o cozimento, coe e resfrie.

Resultado de imagem para caldo de frango caseiro

Deixe o caldo na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. Você verá que uma crosta de gordura formará na superfície. Retire a crosta com uma colher e descarte. O seu caldo deverá ter a consistência de uma gelatina.

O caldo congela muito bem e dura de 3-6 meses no freezer. Eu coloco em sacos plásticos tipo Ziploc em porções de 500ml ou de 1l. Você pode usar também formas de gelo.

Clado de legumes caseiro, Panelaterapia

Resultado de imagem para caldo de legumes caseiro

2 cebolas pequenas ou uma grande cortada em rodelas ou pedaços
3 dentes de alho picados em 2 partes
2 talos de salsão picados
1 tomate cortado em pedaços grandes
1 bouquet de ervas (usei folhas do salsão, cebolinha, salsinha, tomilho e manjericão)
1 folha de louro
1 cenoura picada em rodelas ou pedaços maiores
2 cravos da índia

Resultado de imagem para caldo de legumes caseiro

Cubro com 3 litros de água e levo ao fogo alto para ferver. Assim que levantar fervura, abaixo o fogo p/ o mínimo e deixo por 30 minutos. Depois é só coar e usar como quiser. Pode ser congelado em saquinhos ou potes plásticos.

Resultado de imagem para caldo de legumes caseiro

Caldo "Knorr" caseiro, por José Jalapeno

Sabe aquele caldo Knorr que a gente usa no dia-a-dia? Muito prático né? Pois bem, vou dizer agora como prepara-lo de forma caseira e natural. E o melhor, você pode deixar a seu gosto e com o seu tempero pessoal!


Nota: Vale dizer que você pode se aproveitar de ingredientes para preparar o caldo e depois armazená-lo. A intenção não é comprar um frango para fazer um caldo de galinha. E sim, quando você desossar o frango, se aproveitar do esqueleto para fazer o caldo. O mesmo vale para o caldo de carne e peixe.

Tempo: 40 a 60 minutos

Dificuldade: Fácil para o caldo de legumes e média para os demais

Você vai precisar:
– De uma tábua;

– Da sua faca (lembre-se, a faca do chef);

– De uma panela convencional ou caldeirão (depende de qual caldo você fizer);

– De um pedaço de barbante (para o “Bouquet garni”);

– De uma faca para desossar frango;

– De uma travessa de vidro;

– De uma peneira;


Ingredientes:

- Um frango inteiro ou uma anchova inteira (ou outro peixe de água salgada como robalo ou pescada) ou uma porção de 200 g de alguma carne com osso como a bisteca o ossobuco ou o T-bone (você só irá utilizar um dos três, pois não vai fazer um caldo de carne, frango e peixe ao mesmo tempo. E lembre-se da nota ali de cima!);

– 400 g de cebola picada;

– 200 g de cenoura picada;

– 200 g de salsão ou alho-poró picados;

– sal a gosto;

– azeite a gosto;

– um talo de salsa;

– um talo de salsão;

– um talo de alho-poró;

– um ramalhete de tomilho;

– uma folha de louro;


Modo de preparo:

​A base de qualquer caldo é o “Mirepoix”, que nada mais é que uma mistura de legumes aromáticos cortados em tamanhos regulares, usado para dar sabor e aroma a diversas preparações. Geralmente composto por 50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de salsão. Também é comum o uso de 25% de alho-poró ao invés de salsão.

(Mirepoix)

Caldo de Legumes:

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite e refogue por cerca de um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com água em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a água deve ficar borbulhando “meias” bolhas). Escorra o Mirepoix e o Bouquet com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele. Quando quiser utilizar é só descongelar!


Caldo de Frango:

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Desosse o frango com a faca e reserve a coluna espinhal. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte com uma pequena parte da asa ou coxa do frango e refogue por cerca de um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com água em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e a coluna espinhal do frango que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a água entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a água deve ficar borbulhando “meias” bolhas). Escorra os Mirepoix, o Bouquet e a coluna espinhal do frango com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.


Caldo de Carne:

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Limpe a carne separando-a do osso (não precisa ser minuciosamente pois um pouquinho de carne colada no osso dará sabor ao caldo também). Coloque os ossos na travessa, torre-os em forno alto (É isso mesmo! Até que fiquem muito bem passados!) e reserve. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte a carne limpa e refogue por aproximadamente um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com água em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e os ossos torrados que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a água entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a água deve ficar borbulhando “meias” bolhas). Escorra os Mirepoix, o Bouquet e os ossos torrados com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.


Caldo de Peixe:

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Retire a coluna espinhal do peixe e reserve. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte uma pequena porção da carne do peixe limpa e refogue por aproximadamente um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com água em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e a coluna espinhal do peixe que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a água deve ficar borbulhando “meias” bolhas).

Escorra o Mirepoix, o Bouquet e a coluna espinhal do peixe com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.

Note que todos os caldos seguem o mesmo procedimento, variando apenas em algumas particularidades como torrar os ossos da carne bovina. A parte um pouco mais complicada de se fazer os caldos caseiros é a desossa e a limpeza das carnes utilizadas. No mais, fica saboroso e não tem componentes químicos como conservantes e aromatizantes! Bom proveito e bom apetite!






Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...