sexta-feira, 3 de março de 2017

MOUSSE ROMEU E JULIETA, Itatiaia

Romeu e Julieta, a história de amor consagrada por William Shakespeare, faz sucesso não só na literatura, no teatro e no cinema. É um caso de amor avassalador, também, na culinária, que conquistou o paladar do brasileiro. A típica sobremesa mineira de goiabada com queijo, ninguém sabe ao certo como surgiu, mas provavelmente o cenário foi as fartas mesas das fazendas, na época colonial.


Não é à toa, que essa tradição é passada de geração a geração. Como os dois personagens da narrativa, é justamente a combinação de ingredientes de famílias diferentes, como o salgado com o doce, que compõe uma irresistível explosão de sabores, que seduz os sentidos.


A receita de hoje é inspirada nessa atmosfera, uma mousse de goiabada com queijo, para degustar suspirando. Experimente e entregue-se a essa tentação. Mas cuidado, vai ter tanta gente apaixonada pela sobremesa, que quando piscar os olhos, ela será só uma doce lembrança. Mas como dizia o poetinha, Vinicius de Moraes, que o amor “seja infinito enquanto dure”.

Anote os ingredientes e coloque muito amor no preparo.

1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite com o soro
1 copo de requeijão cremoso
300 gramas de ricota
2 pacotes de gelatina incolor
1 xícara de água
1 pacote ou caixinha de goiabada (500 gramas)


PREPARO MOUSSE
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o requeijão cremoso e a ricota. Hidrate a gelatina na água fria e leve ao micro-ondas por 20 segundos, até que ela dissolva bem. Depois adicione a gelatina ao creme no liquidificador, e bata novamente, até obter um creme homogêneo.
Coloque a mistura em um recipiente de vidro, se tiver, use uma taça grande, pois a apresentação fica mais requintada. Leve à geladeira por 4 horas.

COMO FAZER A CALDA
Em uma panela, corte a goiabada em pedaços, acrescente uma xícara de água e leve ao fogo brando. Mexa bem até virar uma geleia rala e depois gele por umas 4 horas.

COMO SERVIR

Sirva a goiabada sobre a mousse, preferencialmente em taças individuais. Você pode colocar algumas goiabas cortadas em cima e dar um toque de frescor tropical.


Quer inovar? Esfarele biscoito de chocolate, sem recheio, e monte as taças com o biscoito no fundo. Fica sensacional!!!


Você pode também colocar em frasquinhos de compotas, decorar a embalagem e presentear os amigos. Vai ser um delicioso mimo, de açucarar a boca e o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...