sábado, 17 de junho de 2017

Hrist Lauz, bolo de semolina, por De olho na casa

Do que não se acha usualmente em qualquer despensa, são necessárias 2 coisas: semolina média ou grossa (não aquela de pizza e macarrão) e água de rosas ou flor de laranjeira pra fazer a calda. Todo doce árabe tem.


Comece pela calda:
1 xícara de açúcar
2 xícaras de água
2 colheres de água de rosas ou flor de laranjeira
1/2 limão espremido

Misture a água e o açúcar e deixe ferver por uns 10 minutos. Desligue o fogo e adicione o suco de limão e a água de rosas. Transfira pra outro recipiente com tampa depois de frio e reserve.

Para o bolo:
500 g de semolina grossa (ou média, mas nunca a de macarrão)
250 g de açúcar refinado
400 mL de leite (+ 1 pouquinho pro dia seguinte…)
120 mL de manteiga derretida
amêndoas peladas para decorar
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo
Misture a semolina, o leite, a manteiga e o açúcar com uma colher de pau até que esteja homogêneo, sem bater, à noite. Deixe descansar de um dia pro outro. No dia seguinte cedo, misture o fermento e um pouco de leite, suficiente pra poder incorporar o fermento. Unte apenas com margarina uma forma retangular, despeje a mistura e alise a superfície com a mão molhada. Corte a massa em quadradinhos de aproximadamente 3 cm e disponha a amêndoa no centro de cada um deles (eu usei lascas!).


Arrume a massa com as mãos molhadas; se come e se cozinha com as mãos, só tem que lavar antes e depois. Asse no forno pré-aquecido a 220 graus Celsius por 40 minutos ou até estar dourado. Assim que tirar o bolo do forno, despeje a calda fria sobre ele. Faz tchiiii! Corte novamente os quadradinhos e sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...