segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Desengordurante ecológico

afd2bda3db7d47707710c3fcfc941fcd.jpg (564×564)

7 TRUQUES DE LIMPEZA DOMÉSTICA, Receita Toda Hora

Não é segredo que alguns detergentes nos prejudicam mais do que nos beneficiam. Embora seja impossível evitar totalmente o uso de produtos químicos, podemos tentar reduzir seu uso ao mínimo necessário.

Essas 7 dicas tem como intuito auxiliar a todos que buscam ou não podem utilizar produtos abrasivos quimicamente.

1 – AZULEJOS DO BANHEIRO


INGREDIENTES
1/4 de xícara de água oxigenada.
1 colher (café) de sabão líquido.
1/2 xícara de bicarbonato.

MODO DE USAR:
Misture todos os ingredientes.

Para limpar pequenas sujeiras, aplique o líquido em uma esponja úmida e esfregue os azulejos. Depois, lave a superfície com água.

Para as sujeiras mais difíceis, aplique o líquido nos azulejos e no rejunte e deixe agir por 10 minutos. Nesse tempo, a sujeira irá se dissolver, e será mais fácil removê-la. Repita o procedimento e lave a superfície com água.

Para que o banheiro permaneça limpo por mais tempo, utilize o seguinte método: misture água com vinagre na proporção de 1/1 e borrife o líquido sobre os azulejos 2 vezes por semana.


2 – COLCHÃO


INGREDIENTES:
235 ml de água oxigenada a 3% – 10 volumes.
3 colheres de bicarbonato.
Uma gota de sabão líquido.

MODO DE USAR:
Faça a mistura momentos antes da limpeza: é quando ela atua com mais eficiência.
Misture o bicarbonato e a água oxigenada em um borrifador. Quando o bicarbonato se dissolver, adicione uma gota de sabão líquido. Agite o borrifador e pulverize o líquido sobre a mancha. Deixe agir durante 5-10 minutos. Para que seque mais rápido, ligue um ventilador e direcione o fluxo de ar exatamente para a mancha. Retire o excesso de bicarbonato com um aspirador.


3 – CHALEIRA

INGREDIENTE:
Vinagre.

MODO DE USAR:
Para eliminar as manchas da chaleira ou da panela que você usa para esquentar água, jogue vinagre na proporção de 1/2 e tampe o recipiente. Deixe a água ferver pelo tempo que for necessário para que as manchas sumam. Depois, lave bem o utensílio.


4 – LOUÇA

INGREDIENTES:
Mostarda em pó (seca).
Bicarbonato.

MODO DE USAR:
O melhor e mais seguro detergente para os pratos é bicarbonato com mostarda em pó, na proporção de 1/3, respectivamente. Misture os dois pós e coloque a mistura em um recipiente de detergente que tenha furos na tampa. É simples.

5 – VASO SANITÁRIO


INGREDIENTES:
Vinagre.

MODO DE USAR:
Para limpar um vaso sanitário, você pode usar vinagre puro. Ele desinfeta perfeitamente.


6 – SOFÁ DE MICROFIBRA


INGREDIENTES:
Esponja.
Um frasco de álcool isopropílico (encontrado em lojas de produtos eletrônicos).
Escova.
Bicarbonato.

MODO DE USAR:
Aplique uma pequena quantidade de álcool sobre a esponja e esfregue as manchas. Com ajuda da escova, ’penteie’ os fios do tecido. Para se desfazer do cheiro desagradável, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato.

7 – REFRIGERADOR



INGREDIENTES:
Bicarbonato.

MODO DE USAR:
Dissolva 2 colheres de bicarbonato em um litro de água e use a mistura para lavar todos os compartimentos e paredes internas do refrigerador. Em seguida, passe um pano macio pelos mesmos espaços.

Para se livrar do cheiro desagradável na geladeira, não é preciso comprar produtos especiais. Para isso, você pode usar alimentos encontrados em qualquer cozinha. Coloque no seu refrigerador:

Pedaços de pão preto.
Copinhos com bicarbonato.
Rodelas de limão.
Carvão.

Soluções práticas para limpeza doméstica, Tribuna de Minas

Limpeza caseira simples, econômica e ecológica, matéria originalmente publicada no site Eco Rede Social


Que tal reduzir seu impacto no planeta fazendo seus próprios produtos de limpeza? Além de contribuir para a saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia de dinheiro. Animou? Confira, abaixo, algumas receitas e veja a diferença no fim do mês!

images (300×168)

1. SABÃO LÍQUIDO PARA LAVAR LOUÇA
– 2 litros de água;
– 1 sabão caseiro ralado;
– 1 colher de óleo de rícino;
– 1 colher de açúcar.
Ferva todos os ingredientes até dissolver e engarrafe.


2. DETERGENTE ECOLÓGICO
– 1 pedaço de sabão de coco neutro;
– 2 limões;
– 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de detergente (que limpa, não polui e cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado).

3. DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO
– Água;
– vinagre;
– Amônia líquida (amoníaco);
– Bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

4. DESINFETANTE PARA BANHEIRO
– 1 litro de álcool (de preferência 70º);
– 4 litros de água;
– 1 sabão caseiro;
– folhas de eucalipto.
Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe.

images (200×192)

5. AMACIANTE DE ROUPAS
– 5 litros de água;
– 4 colheres de glicerina;
– 1 sabonete ralado;
– 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Ferva 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescente mais 4 litros de água fria, junto com a glicerina e o Leite de Rosas. Mexa bem até misturar e depois engarrafe.

6. LIMPADOR DE VIDROS
Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

7. LIMPADOR DE JANELAS
Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

8. LIMPADOR DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO
Para manter esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida, passe um pano macio ou flanela. O método também pode ser usado para limpar janelas.

9. LIMPADOR E DESODORIZADOR DE CARPETES E TAPETES
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando o carpete com bicarbonato e aspirando logo em seguida.

10. AMACIANTE DE ROUPAS
Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.


11. LIMPADOR DE BANHEIRO
Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

images (265×191)

12. LIMPADOR DE FORNO
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

13. PARA LIMPAR FORMAS E TABULEIROS QUEIMADOS
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Z (224×224)

14. LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA
Misture, no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

15. DESODORANTE DE AMBIENTES
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Foto: Reprodução/Eco Rede Social

images (257×196)

domingo, 26 de fevereiro de 2017

PAVÊ DE BANANA COM CHOCOLATE, RBS

Vamos adoçar o dia? Que tal um fenomenal pavê de banana com chocolate?! Rica em fibra e potássio, a banana faz uma alquimia maravilhosa com o chocolate. A receita tem duas camadas, uma com creme de banana e a outra com chocolate ao leite, mas é democrática, aceita variações. Em vez de duas camadas, você pode colocar somente uma. Também pode substituir o creme de banana por banana caramelizada ou cortadinha na montagem das camadas. Confira as instruções, e a partir das sugestões, sinta-se livre para colocar suas invencionices em ação.


INGREDIENTES

Para o creme de banana
1 colher (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite (sem soro)
1 lata de leite condensado
6 bananas nanicas maduras picadinhas
150 ml de leite
1 envelope de gelatina sem sabor
½ xícara (chá) de água


Para a cobertura de chocolate
1 caixinha de creme de leite (sem soro)
200 g de chocolate ao leite


Para a montagem das camadas
200 g de biscoito maisena
Mistura de 150ml de leite com 1 colher (sopa) de achocolatado em pó

Material
Papel-filme

COMO FAZER?
Descasque, pique as bananas e coloque-as em um refratário médio, junto com o açúcar e a água. Leve ao micro-ondas por aproximadamente cinco minutos ou até que as bananas fiquem douradinhas. Quando estiverem douradas, retire do micro-ondas, mexa delicadamente e reserve. Dissolva a gelatina sem sabor em 5 colheres (sopa) de água fria, coloque a gelatina aos poucos na água e mexa bem, para tudo ficar incorporado. Deixe descansar por três minutos, depois coloque no micro-ondas por 15 segundos. Retire do micro-ondas, mexa delicadamente e reserve. No liquidificador, ponha o leite condensado, o creme de leite, o leite, as bananas que douraram no micro-ondas e bata tudo por cinco minutinhos, até ficar um creme homogêneo.


Desligue o liquidificador, acrescente a gelatina hidratada, bata por mais três minutos, desligue novamente e reserve. Umedeça levemente os biscoitos maisena na mistura de leite com chocolate em pó. Depois em um refratário médio, monte o pavê, alternando camadas do creme de banana com os biscoitos maisena. Cubra com papel-filme, leve à geladeira por 10 a 15 minutos, para dar uma resfriada e encorpar um pouco. Agora vamos preparar a cobertura de chocolate, que é muito simples! Corte a barra de chocolate ao leite em pedaços pequenos, coloque em um refratário e leve ao micro-ondas por dois minutinhos, para derreter. Retire, mexa bem e acrescente delicadamente o creme de leite, até ficar um creme homogêneo. Reserve para amornar um pouco.


Retire o refratário que colocou na geladeira, despeje a cobertura de chocolate por cima, espalhe para cobrir bem. Cubra com papel-filme e leve à geladeira novamente, por no mínimo duas horas, antes de servir.


Dica
Use raspinhas de chocolate branco para decorar, além de gostoso, faz um bonito contraste com o chocolate ao leite. Outra boa ideia é finalizar com rodelas de banana.

Quer fazer o pavê com um único tipo de creme? É simples, faça a banana caramelizada como ensinamos na receita. Coloque em um refratário, cubra com papel-filme e leve à geladeira por 20 minutos para esfriar. Enquanto isso, hidrate a gelatina e reserve. Depois retire o refratário da geladeira, acrescente duas caixinhas de creme de leite geladas e a gelatina hidratada. Misture tudo muito bem. Leve novamente à geladeira por 20 minutos para dar uma encorpada no creme. Depois em um refratário, é só alternar as camadas de creme com biscoito maisena, colocando por último a camada de creme. Finalize com rapinhas de chocolate meio amargo, canela em pó ou chocolate em pó. Fica supimpa!!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

FRANGO AO MOLHO TERIYAKI, Itatiaia

A cozinha é um ponto de encontro da casa e terreno fértil para imaginação. Por isso, nada como ousar e reinventar receitas tradicionais, para variar o cardápio do dia a dia. O molho teriyaki é uma delícia agridoce, que para degustar você não precisa ir a um restaurante japonês ou chinês. Você pode fazer em casa e acrescentar uma pitada oriental a frangos e carnes. A receita que vamos ensinar hoje, vai dar um toque gourmet ao franguinho de sempre. Afinal, quem não gosta de variar o tempero?


Anote os ingredientes e experimente, vai ficar show e quem provar vai querer repetir o espetáculo.

INGREDIENTES

Para o molho teriyaki
½ xícara de molho de soja (shoyo)
¾ de xícara de água
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1/4 de colher (chá) de alho ralado
5 colheres de sopa de açúcar mascavo ou 4 colheres de sopa de mel
1/2 xícara de saquê
2 colheres (sopa) de amido de milho e 1/4 de xícara de água


PARA O FRANGO
1 kg de peito frango desossados e descongelado
Suco de 1 limão
Pimenta-do-reino a gosto
1 dente de alho amassado
Azeite (para cozinhar)
½ cenoura em tiras finas
½ cebola em cubinhos
½ pimentão verde limpo em cubos de 2cm
100 g cogumelos (shitake, shimeji, hiratake) – opcional
Salsinha picada a gosto
Gergelim para polvilhar (opcional)


COMO FAZER O MOLHO TERIYAKI
Em um copo ou xícara, dissolva as duas colheres de amido de milho em ¼ de água. Em uma panela, com fogo baixo, adicione todos os ingredientes do molho e acrescente o amido de milho dissolvido. Mexa bem até o molho reduzir e engrossar. Prove para ver se o shoyo e o mel (ou açúcar mascavo) estão ao seu gosto, se quiser pode adicionar mais um pouquinho. Não precisa adicionar sal, pois o shoyo já é bem salgadinho. Está pronto quando reduzir e engrossar um pouco, você pode guardar na geladeira e usar em receitas de frangos e peixe, fica espetacular!!! Como hoje vamos ensinar uma receita de frango ao molho teriyaki, segue a receita completinha abaixo.


MODO DE PREPARAR O FRANGO
O primeiro passo é temperar, você já deve ter o seu jeitinho especial de fazer, o diferencial dessa receita é adicionar o molho teriyaki ao próprio tempero, para o frango absorver bem o sabor agridoce.
Corte o frango, já descongelado, em cubos médios ou tirinhas. Em uma vasilha funda, coloque o frango e tempere com o suco de um limão, com o alho amassado e um pouco de pimenta-do-reino. Passe bem todos os ingredientes no frango, para que penetrem na carne. Depois pegue 1/4 do molho teriyaki e tempere o frango. Tampe a vasilha, se tiver tampa, se não tiver, feche com papel-filme. Deixe na geladeira por no mínimo 4 h, para pegar o tempero.


Em uma frigideira preaquecida, coloque um pouco de azeite e deixe esquentar bem, adicione o frango e doure no azeite até ficar bem douradinho. Depois retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, bem quente, doure em um pouco de azeite a cebola, os cogumelos, o pimentão e a cenoura cortada em tiras. Depois que estiver prontinho, adicione novamente o frango, o restante do molho teriyaki, misture bem tudinho e deixe cozinhar um pouco para o sabor intensificar mais. No final, polvilhe gergelim e um pouco de salsinha.


Sirva com arroz, pode ser o integral ou o comum, e uma saladinha com rúcula, tomate e alface.

Dica
Se não tiver saquê, substitua por vinho branco na receita de molho teriyaki. Os cogumelos são opcionais, mas dão um toque especial.


Batatas assadas e brócolis cozidos no vapor também são ótimos acompanhamentos.


Na hora de servir, acrescente rodelinhas de laranja ao prato é uma combinação maravilhosa!

PRESTÍGIO CASEIRO DANADO DE BOM, Itatiaia

Prestígio é uma sobremesa fascinante até no nome. A sua origem é desconhecida, mas o fato é que um belo dia, alguém teve a fabulosa ideia de combinar duas gostosuras, o chocolate e o coco, e seduzir o paladar com um xeque-mate irresistível.


Vamos ensinar uma receita que mistura essas duas maravilhas e que você vai fazer vapt-vupt. Até quem não domina as artimanhas da culinária, vai fazer sem pensar. Quem tem criança em casa, pode convidar para participar da preparação, eles vão amar essa baguncinha saborosa!


Vamos aos ingredientes?

VAI PRECISAR DE:
600 g de coco ralado (prefira o ralado em casa, porque fica mais gostoso)
2 latas de leite condensado
300 g de chocolate meio amargo derretido


COMO PREPARAR:
Em uma vasilha funda, coloque o coco ralado com o leite condensado e misture bem com uma colher. Guarde um pouco de coco ralado, para polvilhar por cima no final.


Molhe a mão na água, pegue uma porção da mistura e amasse na palma da mão até formar um bolinho comprido. Reserve todos os bolinhos feitos em um refratário, sem que um toque no outro.


Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas.


Pegue individualmente cada bolinho e banhe rapidamente no chocolate meio amargo derretido, com ele ainda quente. Use um garfo para ajudar.


Depois de passar no chocolate derretido, coloque em uma forma grande forrada com papel-manteiga.


Polvilhe com o coco ralado que deixou reservado.


Deixe esfriar em temperatura ambiente, depois é só degustar. Para ficar com uma apresentação mais bonita, coloque em forminhas. Se não for consumir na hora, guarde na geladeira.


Dica
Se preferir pode enrolar como bolinhas, depois dar um banho de chocolate meio amargo. O resto é igualzinho a receita.
Para dar um toque glamouroso, coloque metade de uma noz em cima.


Como o Natal está pertinho, você pode fazer esse delicioso prestígio, colocar em forminhas e presentear com uma caixa bem bonita. Fica maravilhoso também, se misturar docinhos diferentes dentro da caixinha. Será um presente especial, pois foi feito por você!


Para surpreender, sirva os docinhos dentro da casca do próprio coco. Fica show!!!

ARROZ COM CAMARÃO E BRÓCOLIS, Itatiaia

O arroz é um dos ingredientes mais populares da culinária brasileira, independente de região está onipresente em quase todas as mesas. Nutritivo, saboroso, ele também é muito versátil. Com uma pitadinha de criatividade, você pode dar um ar mais majestoso ao arroz de todo dia.


Confira uma receita de arroz com brócolis e camarão, que vai ser uma carta na manga para qualquer ocasião. Combina com um almoço de semana ou com uma tarde domingueira, você pode servir até em ocasiões especiais como Natal e Ano Novo. Não vai faltar gente querendo repetir, e como não quer nada, ele vai chegar bem de mansinho, e de acompanhamento, desfilar seu sabor como estrela principal da mesa.


Agora, vamos aos ingredientes? Anote tudinho e faça bonito!

INGREDIENTES:
1 xícara de arroz comum ou integral
600 g de camarões grandes, descascados e limpos
12 florzinhas de brócolis
Suco de um limão
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
3 dentes de alho picados
Aproximadamente 3 xícaras de água (se for usar o arroz comum) ou 4 xícaras de água (se for usar o arroz integral)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Alecrim
1 colher (sopa) manteiga
1 tablete de caldo de legumes


MODO DE PREPARAR:
O primeiro passo é descascar e limpar bem os camarões. Depois, em uma vasilha, tempere os camarões com o caldo de um limão, sal, pimenta-do-reino, um pouco de alecrim e dois dentes de alho amassados. Feche a vasilha com uma tampa ou papel-filme e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos, para o tempero penetrar nos camarões.


Aqueça uma panela funda em fogo baixo, e quando estiver quente, coloque um pouco de azeite e uma colher de sopa de manteiga para derreter. Além de saboroso, o azeite evita que a manteiga queime. Doure a cebola picadinha, até ela ficar transparente. Adicione os camarões e doure dos dois lados (aproximadamente 3 minutos para cada lado). O tempo pode variar, mas você vai perceber que os camarões estão bons, quando estiverem rosadinhos. Preste atenção para não passarem do ponto e ficarem borrachudos. Quando estiverem quase prontinhos, salpique uma colher de salsinha e misture bem. Depois deligue o fogo, retire os camarões da panela e reserve em uma vasilha.


Na mesma panela que dourou os camarões, acrescente um fio de azeite ao tempero que restou na panela. Deixe aquecer um pouquinho e coloque um dente de alho picado. Deixe o alho dar uma fritadinha, então adicione 1 ½ xícara de arroz. Com uma colher mexa o arroz para tostar um pouquinho e o tempero aderir bem. Acrescente água, um pouco de sal, um tablete de caldo de legumes e tampe a panela até água secar totalmente. Coloque pouco sal, porque o caldo de legumes já é salgadinho. A quantidade de água vai variar conforme o tipo de arroz escolhido. É importante sempre observar o cozimento do arroz, e caso necessário, acrescente um pouquinho de água até o arroz ficar no ponto.


Enquanto o arroz estive no fogo, coloque as florzinhas de brócolis para cozinhar em outra panela, preferencialmente no vapor. Depois que estiverem cozidas, tempere com um pouquinho de sal. Em uma frigideira preaquecida, adicione um pouco de azeite e dois dentes de alho picados, para dar uma tostadinha. Então, acrescente as florzinhas de brócolis e mexa bem, para o sabor penetrar. Depois desligue o fogo.


Quando o arroz estiver prontinho, coloque em uma travessa funda e misture os camarões e as florzinhas de brócolis. Finalize com uma colher de salsinha picadinha. Agora é só saborear!


Dica
Você pode servir como prato principal, com uma saladinha da sua preferência ou como acompanhamento.


Se preferir pode acrescentar cenoura e outros legumes à receita. Fica gostosa e nutritiva.



Fica uma maravilha também se adicionar ervilha e milho.

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...