sábado, 18 de fevereiro de 2017

PUDIM ALÉM DO ARCO-ÍRIS, Itatiaia

Sabe aquela sobremesa que aguça a imaginação e desperta os sentidos só de olhar? É tão bonita, que parece que saiu de um sonho. Queremos preservar ao máximo, sem mexer, e tentamos resistir ao primeiro pedaço. Mas nos rendemos, já que foi feita para conquistar o paladar. Esse é o caso do Pudim de Gelatina Colorida, que possui o ingrediente preferido dos doces brasileiros: leite condensado. É difícil pensar em algo que combinado com leite condensado, não fique ainda mais gostoso.


Por isso, além do arco-íris do nosso pudim, existe uma festa de sabores. A combinação é tão perfeita, que parece ser difícil de fazer, mas não é. Na verdade é bem simples, é só respeitar o tempo de preparo. Já que estamos entre amigos, vamos contar o segredo dessa perfeição, que é uma verdadeira obra de arte. Aproveite o final de semana, convite os amigos, chame a criançada e ofereça toda a magia do arco-íris. O sabor vai realçar a infância que existe em cada um.


Anote agora os ingredientes e siga nossas dicas, o resultado vai ser um espetáculo! Como os diferentes sabores não se misturam, na boca cada pedacinho proporciona uma sensação única.

Ingredientes
05 pacotes de gelatinas de sabores e cores diferentes;
1 lata ou caixinha de leite condensado;
1 vidrinho de leite de coco
Água fervente
Água fria
Óleo para untar


Dica
Você pode usar de 5 a 7 pacotinhos de gelatina, nos sabores que quiser, mas o ideal é alternar cores que tenham mais contraste, pois o efeito de arco-íris fica mais bonito. Essa receita é com 5 pacotinhos de gelatina, se quiser fazer com 7, use uma forma de pudim mais alta e aumente para 1 ½ lata de leite condensado e 1 ½ vidrinho de leite de coco.

MODO DE PREPARAR
Antes de começar o preparo, primeiro unte bem uma forma de pudim com óleo, não se preocupe que o sabor não passa para a gelatina. Esse cuidado vai fazer toda diferença na hora de desenformar. E a gente quer que tudo fique perfeito, não é mesmo?


Vamos às etapas….
1- Pegue o primeiro sabor de gelatina e dissolva todo o conteúdo em 150 ml de água fervente, mexendo bem até dissolver.
2- Depois acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente bem.
3- Coloque metade do conteúdo da gelatina dissolvida em um forma para pudim, aquela que tem um furinho no meio, que já foi previamente untada com óleo.
4- Leve ao congelador por aproximadamente 10 minutos, não deixe passar muito disso.


Enquanto isso…

5- Com a metade que sobrou da gelatina dissolvida, adicione à ela, seis colheres de sopa de leite condensado e 4 colheres de sopa de leite de coco. Misture até formar um creme homogêneo.
6- Passados 10 minutos, retire a forma de pudim com a gelatina do congelador, e despeje com muita delicadeza a outra metade da mistura. Distribua o creme, de forma a cobrir toda a gelatina que está embaixo.
7-Leve ao congelador novamente, só que agora por mais 15 minutos.


Agora com as outras gelatinas…

8- Repita o passo a passo com os outros sabores de gelatina, sempre obedecendo o tempo de 10 minutos para a camada de gelatina e 15 minutos para a camada do creme.
9- Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada, transfira imediatamente a forma do congelador para a geladeira, para o conteúdo não congelar. Quando colocar na geladeira, lembre-se de tampar a forma, pode fazer isso com papel-filme.
10- Deixe a forma na geladeira, por no mínimo 4h, porque a gelatina precisa estar bem durinha. Só desenforme na hora de servir e bon appetit!


Dicas
Caso tenha dificuldade em desenformar o pudim, se a forma for de alumínio, passe o fundo da forma com muita agilidade na chama do fogão, mas cuidado para não derreter. Se usar forma de silicone, você não pode passar o fundo no fogo, mas essa forma é mais fácil de desenformar. Independentemente do tipo de forma, é indispensável untar com óleo.
No lugar de usar forma de pudim, você pode fazer a receita dentro de copinhos. Fica incrível, e é uma ótima sugestão para festinhas!


Utilize um recipiente com bico para dissolver as gelatinas, porque assim fica mais fácil e suave na hora de colocar o conteúdo na forma. Tome cuidado na hora de despejar uma camada sobre a anterior, se cair muita gelatina de uma só vez, o líquido pode furar a camada debaixo ou vazar pelas laterais.
Quanto mais alta a forma, melhor o resultado, porque você pode usar mais sabores e fica mais colorido. Ah! Comece sempre por sua cor favorita, pois ela é que vai ficar no topo, portanto antes de iniciar é bom pensar na combinação de cores.
Liberte a sua imaginação na hora de servir. Pode servir o pudim sozinho, o que já é lindo, ou pode acrescentar chantilly, frutas… Os complementos ficam por sua conta, o principal você já tem: um arco-íris em miniatura e com sabor inesquecível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...