Uma cebola grande picadinha
3 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de azeite
2 e ½ latas de tomates pelados com o líquido, cortados em cubos (você pode comprar no supermercado, mas nem sempre é fácil encontrar, por isso, vamos ensinar como fazer a seguir)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
Uma pitada de cravo-da-índia em pó
1 colher de chá de gengibre picadinho
1 colher (chá) de semente de erva-doce
Primeiro vamos fazer os tomates pelados, porque você pode não encontrar no supermercado. Higienize os tomates e com uma faca, corte um x na base de cada tomate. Para fazer a receita é mais ou menos um quilo de tomate. Pegue uma panela média, coloque metade do volume de água e leve ao fogo alto. Pegue uma tigela, coloque pedras de gelo e reserve. Quando a panela com água começar a ferver, coloque os tomates dentro e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Pegue uma escumadeira, retire os tomates da água fervente e coloque-os na tigela com o gelo. O choque térmico ajuda a pele se desprender mais facilmente. Puxe a pele a partir do x e descarte, faça o mesmo processo em todos os tomates. Depois corte os tomates em cubos grandes.
Coloque uma panela antiaderente grande no fogo médio, aqueça um pouco, depois ponha o azeite extravirgem. Acrescente a cebola, dê uma douradinha, depois adicione o alho e refogue. Despeje duas latas e meia de tomate pelado na panela, se fizer em casa, utilize a medida de um copo de 300 ml. Mexa tudo, deixe ferver um pouco e acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o cravo, o açúcar mascavo, a água, o vinagre de vinho branco, o gengibre e a erva-doce. Mexa e deixe ferver mais um pouquinho, para os sabores ficarem bem incorporados. Depois bata tudo no liquidificador, se seu liquidificador não for muito potente, vá batendo aos poucos. Coloque novamente a mistura na panela, em fogo médio, e deixe mais ou menos um minuto, mexendo sempre. Está prontinho!
Escolha alguns vidros de conserva com fechamento hermético, pegue os que tiver em casa e faça uma esterilização. Coloque o catchup caseiro dentro dos vidros, deixe os vidros abertos, para esfriar a temperatura ambiente. Quando estiverem frios, tampe e conserve na geladeira por até três semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!