quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SOPA DE CENOURA COM BATATA-DOCE E GENGIBRE, Itatiaia


A cenoura é rica em fibras e betacaroteno, um potente antioxidante, que inibe a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Já a batata-doce tem absorção mais lenta no organismo, traz a sensação de saciedade e contribui para estabilizar o nível de açúcar no sangue. E o gengibre acelera o metabolismo e é anti-inflamatório. Sensacional, não é? Faça em casa e tenha uma noite quentinha, com colheradas de saúde.


INGREDIENTES
3 batatas-doces grandes (descascadas e cortadas em pedaços médios)
6 cenouras grandes (cortadas em pedaços médios, não precisa descascar)
1 colher (sopa) de gengibre ralado
½ cebola roxa picadinha (se não tiver, pode usar a comum)
1 folha de louro
1 dente de alho picadinho
50 g de castanha de caju torrada (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de canela
2 colheres (chá) de mel
4 cravos
1 tablete de caldo de legumes (dissolvido em um pouco de água)
Sal e pimenta-do-reino a gosto (cuidado com o sal, porque o tablete de legumes já tem sal)
Salsinha picadinha a gosto
1 litro de água
Alecrim a gosto (opcional)


COMO FAZER?
Primeiro corte as cenouras, descasque e corte as batatas-doces, rale o gengibre, pique a cenoura, o alho, a salsinha e o alecrim. Coloque o azeite em uma panela grande e doure levemente, em fogo baixo, a cebola, o alho e o gengibre.


Adicione os legumes cortados e os outros ingredientes (menos a castanha de caju). Cubra com água, e depois que ferver, deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo baixo, com a panela tampada.


Desligue o fogo, retire a folha de louro e descarte. Coloque os ingredientes dentro do liquidificador. Chegou o momento de acrescentar as castanhas, se optou por usá-las. Então, bata tudo no liquidificador até formar um creme homogêneo. Se quiser uma sopa mais encorpada, é só não usar todo o caldo do cozimento.


Depois passe o creme em uma peneira e coloque a sopa novamente no fogo, para dar uma breve aquecida, sem ferver. O ideal é servir quentinha com pãozinho fresco ou torradas. Decore como quiser, pode usar salsinha, manjericão, orégano, pedacinhos de castanhas e pimenta-calabresa.


Se desejar, substitua a cenoura por uma abóbora média.


Quer incrementar? No final do preparo, depois que aquecer a sopa, acrescente ½ caixinha de creme de leite e misture bem. Você também pode usar o creme de leite para fazer desenhos na sopa e dar um toque especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...