quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PANNA COTTA AVELUDADA E DELICIOSA, Itatiaia

Delicada e aveludada, a Panna Cotta é fabulosa. É uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, que quem conhece o sabor não esquece. Doce na medida certa, com leve aroma de baunilha, macia como um pudim… Hummm… O preparo é descomplicado e o resultado fica incrível. Vai ser paixão à primeira colherada. A calda dá o toque de frescor e acrescenta textura, e você ainda pode escolher a sua preferida, pode ser de frutas vermelhas, laranja, maracujá, caramelo, chocolate…


Vamos ao preparo?
INGREDIENTES
400 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite líquido integral
90 g de açúcar
6 g de gelatina em pó
1 fava de baunilha


MATERIAL
Forminhas de silicone


COMO FAZER
Coloque a gelatina em uma vasilha pequena, hidrate com uma colher de sopa de água fria e reserve. Em uma panela, coloque o leite, o creme de leite, o açúcar e a fava de baunilha. Para usar a fava, é só cortar no meio e raspar o interior. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quente, mas sem ferver, pegue um pouco do líquido com uma concha e coloque na vasilha com a gelatina hidratada. Mexa rapidamente com uma colher até ficar homogêneo e depois despeje a gelatina na panela. Continue mexendo mais um pouco, depois desligue o fogo. É apenas para aquecer, precisa desligar antes de ferver. Não pode ferver, de jeito nenhum, tá bom? O ponto fica líquido mesmo, porque a consistência vai ser adquirida na geladeira.


Despeje o conteúdo dentro das forminhas de silicone e deixe esfriar um pouco. Depois cubra as forminhas com papel-filme e leve à geladeira por 4 h ou até firmar.Quando for servir, retire as forminhas da geladeira, coloque o fundo das forminhas em uma vasilha com água quente, desenforme em um pratinho e coloque a calda escolhida por cima. A seguir, vamos dar uma sugestão de calda com frutas vermelhas, mas use a que desejar.


CALDA COM FRUTAS VERMELHAS
1 xícara de chá de frutas vermelhas picadas (pode ser morango, framboesa, cereja, amora, mirtilo, na proporção que quiser. Inclusive, pode fazer só com um único tipo de fruta vermelha.)
½ xícara de açúcar
50 ml de vinho (se não gosta de bebida alcoólica, não se preocupe, que o álcool evapora no fogo)


Como fazer
Higienize todas as frutas e seque-as delicadamente com um papel-toalha. Corte as frutas em pedaços pequenos. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Deixe ferver e amasse as frutas com uma colher, ainda enquanto estiverem no fogo. Deixe apurar até a calda ficar com a consistência encorpada, grossa.


Se não tiver fava de baunilha, pode usar uma colher de sopa de essência de baunilha.
Na hora de encher as forminhas, use uma concha para facilitar.


Além da calda, quando for servir, coloque alguns pedaços de frutas ou frutas inteiras e umas folhinhas de hortelã. Vai adicionar colorido e frescor!


Se não tiver tempo ou disposição para fazer a calda, sirva com geleia, polvilhe chocolate em pó ou acrescente pedaços de frutas por cima. Fica sensacional, também!


#DicaEsperta Em vez de forminhas, coloque a panna cotta em copinhos ou tacinhas individuais, feche com papel-filme e leve à geladeira para firmar. Depois é só servir nas próprias tacinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...