Sabe aquele pão dormido que não desperta mais seu desejo, que tal transformar em um irresistível pudim? A receita é muitooo fácil, você faz praticamente com o que tem em casa. Não fique aí babando, vamos logo acordar o sabor desse pão, menina!
INGREDIENTES
4 pães de sal dormidos picados (preferencialmente do tipo francês)
3 ovos
1 lata de leite condensado
2 copos de leite líquido integral (pode usar a lata de leite condensado como medida)
1 colher de sopa de manteiga
1 colherzinha de chá de essência de baunilha (opcional)
1 xícara de açúcar
½ xícara de água
Leite para amolecer os pães
COMO FAZER A CALDA
Primeiro faça a calda de açúcar derretido. Se você já é acostumada a fazer, pode seguir seu jeitinho, existem várias formas. Mas nossa dica é fazer na própria forma do pudim com furo central de 19 cm de diâmetro. Se queremos praticidade, temos que começar por sujar menos prato e economizar água, não é mesmo? Coloque a forma de pudim em fogo baixo, com uma xícara de açúcar dentro, deixe o açúcar derreter um pouco, quando estiver douradinho, acrescente ½ xícara de água quente e mexa delicadamente com uma colher de pau. Deixe derreter o açúcar até formar uma calda mais grossinha com cor de caramelo, mexa sempre que necessário. Cuidado para não queimar a calda, porque compromete o sabor. Depois espalhe a calda por toda a forma, em todos os cantinhos e reserve.
VAMOS AO PUDIM?
Preaqueça o forno a 180º.
Corte os pães em pedaços pequenos, coloque um pouco de leite no prato, a quantidade que dê para ensopar os pães, e deixe uns três minutinhos. No liquidificador, coloque todos os ingredientes, o leite condensado, os ovos, dois copos de leite integral, uma colher de manteiga, essência de baunilha, e os pães já amolecidos. Bata bem, até formar um creme homogêneo.
Despeje o creme dentro da forma de pudim caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido, em banho-maria, por aproximadamente 1h30 minutos. É importantíssimo fazer em banho-maria, para assar de modo uniforme. Para ver se está bom, é só espetar um palitinho e ele sair limpinho.
Quando estiver pronto, deixe esfriar e leve à geladeira por 5h, antes de servir.
Dica
Se desejar, pode acrescentar duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e bater com todos os ingredientes no liquidificador.
Asse o pudim na grade superior do forno, longe da chama, para evitar a formação de furinhos.
Para um toque gourmet, sirva com morangos cortadinhos. O colorido também fica lindo!
Acrescente uma pitadinha de canela e cravo em pó, para dar um plus na receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!