Final de ano sempre evoca receitas fantásticas. Algumas podem desfilar sua gostosura o ano inteiro, pois são atemporais. Salpicão é uma delas. O frescor, colorido e textura encantam os sentidos. Olhos, paladar e olfato se rendem à sua sedução. É um prato descomplicado, é só misturar todos os ingredientes e pronto! A nossa sugestão de hoje é completinha, perfeita para uma confraternização mais robusta. Mas sinta-se livre para substituir ingredientes, retirar alguns, dar o seu toque. Cozinhar é uma forma de expressão, e sua personalidade é uma especiaria única, sempre bem-vinda!
Só avisamos que não vai sobrar nadinha. Todo mundo vai raspar a travessa! Para quem cozinha, existe aplauso mais caloroso que esse?!
INGREDIENTES
1 maçã verde grande, cortada em cubos
2 xícaras (chá) de batatas cortadas em cubos, já cozidas (pode substituir por mandioquinha ou batata doce)
1 xícara de salsão cortado em tirinhas
1 kg de frango defumado desfiado (se não tiver, pode substituir por frango comum, peru, chester)
2 xícaras (chá) de cenoura crua, ralada
1 xícara (chá) de uva passa
2 xícaras (chá) de maionese light (se tiver maionese feita com leite, pode colocar)
1 pote de iogurte natural
2 xícaras (chá) de batata palha
200 g palmito pupunha escorrido
100 g de azeitonas verdes ou pretas picadas
1 manga tommy ou espada, sem casca, cortada em tirinhas
100 g de damasco cortado
2 xícaras de chá de nozes picadinha
Sal a gosto
Queijo muçarela cortado em tirinhas (curiosidade: o duplo z de palavras de origem italiana, são grafados com ç em português)
Salsa a gosto
Manjericão
Tomate cereja a gosto
100 g de castanhas
MODO DE FAZER
O primeiro passo é higienizar as frutas e as hortaliças corretamente. Então, desfie o frango defumado em uma tigela grande, ele já vende prontinho no supermercado. Se optar por peru, frango ou chester, cozinhe como costuma e depois desfie.
Acrescente os ingredientes aos poucos, misturando tudo delicadamente a cada adição. Coloque primeiro as hortaliças, depois a maionese, o iogurte natural e os outros ingredientes. Misture um pouco de batata palha, mas deixe uma xícara para colocar por cima na hora de servir.
Coloque sal a gosto, cuidado para não salgar, porque o frango defumado já vem com sal.
Por cima de tudo, sem misturar, coloque o queijo muçarela cortado em tiras, o manjericão, a salsa, o tomate cereja e um pouco da castanha. Como é uma receita perecível, é importante ficar na geladeira até o momento de servir. Portanto, nada de colocar exposta na mesa, tá bom? Guarde o desejo para a degustação.
Dica
No momento de servir, acrescente o restante da batata palha, pois fica mais crocante.
No momento de servir, acrescente o restante da batata palha, pois fica mais crocante.
Se preferir, acrescente uma lata de milho verde e/ou ervilha. Adicione também metade de um abacaxi. No lugar da maçã pode colocar uma pera. É uma receita versátil e adaptável, conforme seu paladar.
Enquanto prepara o salpicão, corte as maçãs, coloque em uma vasilha com um pouco de água, esprema um limão e reserve. Isso vai evitar que as maçãs escureçam. Quando colorar na receita, é só tirar a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!