domingo, 19 de fevereiro de 2017

RABANADA ASSADA NO FORNO, Itatiaia

Rabanada ou fatia de parida é um clássico do final de ano há muitas gerações. Uma velha conhecida das ceias, em vários lugares do mundo. A sua tradição de receita viajante, criou uma essência plural, aberta a muitas variações. Quem conta uma receita, sempre acrescenta algo mais, aquele segredinho de família, que imprime um sabor único.


A origem da receita é incerta, mas ela chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. O nome fatia de parida vem de um costume antigo de associar o doce à produção de leite materno, por isso, era muito oferecido à grávidas e gestantes.


A receita que vamos ensinar hoje é especial, porque não é frita, é assada no forno. É mais saudável, prática e não faz aquela bagunça na cozinha. Você economiza na caloria e ganha tempo para desfrutar da companhia de quem ama.


INGREDIENTES
4 pães franceses amanhecidos (para ficar mais firme)
2 xícaras de chá de leite líquido (se precisar, coloque mais um pouquinho)
3 ovos
Uma pitada de canela
1 lata de leite condensado
Canela a gosto (para polvilhar)
Açúcar a gosto (para polvilhar)
Manteiga para untar


COMO FAZER
Corte os pães em fatias médias. Bata os ovos em uma vasilha com um garfo ou mixer, coloque uma pitadinha de canela e reserve. Em uma vasilha, misture o leite condensado e o leite. Depois mergulhe individualmente cada fatia de pão, é importante que elas fiquem bem molhadinhas. Depois de molhadas, passe cada fatia nos ovos batidos. Unte uma assadeira ou refratário retangular com um pouco de manteiga e leve para dourar em forno preaquecido a 180º C. As rabanadas devem ficar sequinhas por fora e macias por dentro. O tempo médio no forno é de 8 a 10 minutos, depende da potência. Você pode sobrepor as rabanadas, o ideal é que vire na metade do tempo. Em um prato, misture um pouco de açúcar com canela, e quando retirar as rabanadas do forno, polvilhe a mistura por cima. Na hora de servir, dê um toque especial e rústico à decoração com canela em pau na travessa.


Dica
Você pode adicionar um pouco de essência de baunilha à mistura de leite condensado com leite.


Se não tiver manteiga para untar, forre a forma com papel-alumínio.
Para dar um ar sofisticado e colorido à receita, sirva as rabanadas com frutas, mel, cream cheese ou o que seu paladar sugerir. Rabanada é uma receita típica do final de ano, mas não tem regra: prepare o ano inteiro, fica bem do café da manhã ao jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...