Uma boa comida pode transmitir conforto, aconchego e o sentimento de estar em casa. São essas sensações que você vai desfrutar com este aveludado creme de abóbora com gengibre. Além do sabor maravilhoso, é saúde a cada colherada. Dentre outras propriedades, a abóbora é rica em fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A, C e E. Já o gengibre é uma poderosa raiz de origem asiática, usada na culinária e na medicina. Acelera o metabolismo, portanto, contribui para queima de gordura corporal, é antioxidante, digestivo, melhora a respiração, a circulação… Ufa! Isso só para começar, é uma raiz mágica, que pode ser inserida em pequenas porções nas receitas cotidianas.
A combinação da doçura da abóbora com o leve picante do gengibre é uma perfeita alquimia. Um prato descomplicado, com ar sofisticado, que cai superbem em qualquer estação do ano.
Vamos aos ingredientes?
INGREDIENTES
400 g de abóbora descascada e cortada em pedaços médios (procure uma com a cor laranja mais intensa por dentro, não escolha com uma cor pálida, porque geralmente não está doce)
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
3 talos de capim-santo (opcional)
2 colheres (sopa) de requeijão
1 colher (sobremesa) de gengibre picadinho
1 pitada de orégano
1 tablete de caldo de legumes
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
500 ml de água aproximadamente
COMO FAZER
Em uma panela com fogo baixo, derreta a manteiga, refogue a cebola e depois acrescente o alho para dar uma douradinha. Adicione a água, a abóbora cortada em pedaços médios e o gengibre. Cozinhe até a abóbora amolecer, deligue e espere amornar. Despeje a mistura no liquidificador e bata até formar um creme homogêneo. Coloque novamente a mistura em uma panela em fogo baixo, e acrescente sal, pimenta-do-reino a gosto, uma pitadinha de orégano, os talos de capim-santo, o tablete de caldo de legumes e o requeijão cremoso. Mexa bem até os ingredientes ficarem incorporados. Desligue o fogo e salpique cheiro verde por cima. Decore com folhinhas de hortelã.
Sirva em charmosas canecas, tigelinhas ou pratos de sopa. Uma ideia fantástica é aproveitar a casca higienizada da abóbora e servir o creme dentro. É uma mistura de rústico com sofisticado, e um belo convite a degustar.
Depois é só acompanhar com torradas na manteiga ou torradas com alho. E bon appétit!
Dica
Se preferir, substitua a manteiga por azeite extra virgem.
Pode salpicar queijo ralado por cima, fica incrível! Também é maravilhoso com um pouco de creme de leite por cima ou uma pitadinha de pimenta-calabresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!