A cozinha é um ponto de encontro da casa e terreno fértil para imaginação. Por isso, nada como ousar e reinventar receitas tradicionais, para variar o cardápio do dia a dia. O molho teriyaki é uma delícia agridoce, que para degustar você não precisa ir a um restaurante japonês ou chinês. Você pode fazer em casa e acrescentar uma pitada oriental a frangos e carnes. A receita que vamos ensinar hoje, vai dar um toque gourmet ao franguinho de sempre. Afinal, quem não gosta de variar o tempero?
Anote os ingredientes e experimente, vai ficar show e quem provar vai querer repetir o espetáculo.
INGREDIENTES
Para o molho teriyaki
½ xícara de molho de soja (shoyo)
¾ de xícara de água
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1/4 de colher (chá) de alho ralado
5 colheres de sopa de açúcar mascavo ou 4 colheres de sopa de mel
1/2 xícara de saquê
2 colheres (sopa) de amido de milho e 1/4 de xícara de água
PARA O FRANGO
1 kg de peito frango desossados e descongelado
Suco de 1 limão
Pimenta-do-reino a gosto
1 dente de alho amassado
Azeite (para cozinhar)
½ cenoura em tiras finas
½ cebola em cubinhos
½ pimentão verde limpo em cubos de 2cm
100 g cogumelos (shitake, shimeji, hiratake) – opcional
Salsinha picada a gosto
Gergelim para polvilhar (opcional)
COMO FAZER O MOLHO TERIYAKI
Em um copo ou xícara, dissolva as duas colheres de amido de milho em ¼ de água. Em uma panela, com fogo baixo, adicione todos os ingredientes do molho e acrescente o amido de milho dissolvido. Mexa bem até o molho reduzir e engrossar. Prove para ver se o shoyo e o mel (ou açúcar mascavo) estão ao seu gosto, se quiser pode adicionar mais um pouquinho. Não precisa adicionar sal, pois o shoyo já é bem salgadinho. Está pronto quando reduzir e engrossar um pouco, você pode guardar na geladeira e usar em receitas de frangos e peixe, fica espetacular!!! Como hoje vamos ensinar uma receita de frango ao molho teriyaki, segue a receita completinha abaixo.
MODO DE PREPARAR O FRANGO
O primeiro passo é temperar, você já deve ter o seu jeitinho especial de fazer, o diferencial dessa receita é adicionar o molho teriyaki ao próprio tempero, para o frango absorver bem o sabor agridoce.
Corte o frango, já descongelado, em cubos médios ou tirinhas. Em uma vasilha funda, coloque o frango e tempere com o suco de um limão, com o alho amassado e um pouco de pimenta-do-reino. Passe bem todos os ingredientes no frango, para que penetrem na carne. Depois pegue 1/4 do molho teriyaki e tempere o frango. Tampe a vasilha, se tiver tampa, se não tiver, feche com papel-filme. Deixe na geladeira por no mínimo 4 h, para pegar o tempero.
Em uma frigideira preaquecida, coloque um pouco de azeite e deixe esquentar bem, adicione o frango e doure no azeite até ficar bem douradinho. Depois retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, bem quente, doure em um pouco de azeite a cebola, os cogumelos, o pimentão e a cenoura cortada em tiras. Depois que estiver prontinho, adicione novamente o frango, o restante do molho teriyaki, misture bem tudinho e deixe cozinhar um pouco para o sabor intensificar mais. No final, polvilhe gergelim e um pouco de salsinha.
Sirva com arroz, pode ser o integral ou o comum, e uma saladinha com rúcula, tomate e alface.
Dica
Se não tiver saquê, substitua por vinho branco na receita de molho teriyaki. Os cogumelos são opcionais, mas dão um toque especial.
Batatas assadas e brócolis cozidos no vapor também são ótimos acompanhamentos.
Na hora de servir, acrescente rodelinhas de laranja ao prato é uma combinação maravilhosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!