sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado com glicerina, de eCycle

A equipe eCycle apresenta a você um sabão de alta qualidade livre de química nociva e mais amigável ao meio ambiente



Você sabia que, com óleo de cozinha usado, é possível fabricar sabão para uso na limpeza geral da casa? Trata-se de uma alternativa econômica e sustentável. Pois além de reutilizar o óleo, você também estará diminuindo seu consumo de sabão industrializado. Confira!

Há vários jeitos de se fabricar sabão, essa receita abaixo segue o hot process. Com essa forma, o sabão fica pronto para uso de forma mais rápida. Além disso, é possível fazê-lo de modo que ele fique com uma aparência transparente.

Para você produzir o seu próprio tablete de sabão, você vai precisar de alguns ingredientes e materiais.

Ingredientes
1 litro de óleo de cozinha usado;
125 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
140 mililitros de água;
40 mililitros de vinagre;
100 mililitros de álcool.

Extras (opcional)
15 gramas de corante;
30 gramas de óleos essenciais;
100 gramas de glicerina.

Materiais
Colher de pau;
Balde;
Peneira;
Panela para banho-maria;
Mixer (opcional);
Recipientes para molde do sabão;
Luvas;
Máscaras de proteção;
Óculos de proteção.

Modo de preparo
Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e os óculos. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com extremo cuidado! Ela pode causar queimaduras e irritações de pele. Depois de se equipar:
Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes.
Mexa com a colher de pau até diluir. Após esse processo, adicione o álcool lentamente. Faça isso longe do fogo.
Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), prepare o banho-maria para manter o processo de fabricação do sabão em hot process. Deixe o óleo aquecer um pouco, em banho-maria, (a uma temperatura de 61°C) e introduza, com cuidado, o soda cáustica preparada anteriormente.
Misture por 20 minutos, adicione o vinagre e misture por mais cinco minutos - se possível, utilize um mixer. Caso queria, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras, como corantes e óleos essenciais. Nessa etapa, podemos adicionar também a glicerina, que produzirá um sabão com uma transparência maior.
Se houver formação de espuma que não se incorpore na massa, retire com o auxilio de uma colher.
Deixe esfriar por cinco minutos e despeje no molde com cuidado. Espere 24 horas para esfriar e corte o sabão em formas da sua preferência. Para o sabão ficar pronto para uso, ainda resta uma semana de descanso para ele perder a umidade excessiva e terminar o processo de cura.

Entenda mais sobre os ingredientes da fórmula
Na fabricação do sabão, há uma preocupação acerca da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela pode ser prejudicial. Contudo, após a reação de saponificação com os óleos, ela perda a alcalinidade, pois os álcalis reagiram com os óleos e se transformaram no sabão (entenda mais sobre a reação do sabão aqui).
O álcool é utilizado na fórmula pois ele é o solvente do sabão e, portanto, acelera a formação do traço, além de garantir uma propriedade de conservante. O vinagre, que já é conhecido pelo seus benefícios à saúde, tem um papel importante em diminuir o pH final do sabão. Desta forma, o sabão não resseca tanto a pele e é mais ecológico, pois o produto final não impacta tanto os corpos hídricos.

Para o seu sabão caseiro com óleo de cozinha ser ainda mais sustentável, utilize o menos possível de corante e óleos essenciais e sempre fique de olho para que os óleos essenciais não possuam parabenos e ftalatos em sua composição. Para não correr esse risco, você ainda pode fazer a sua própria essência e substituir na receita acima (saiba como aqui). Caso queira uma alternativa mais prática você pode usar o amaciante roupas no lugar do óleo essencial, mas dessa forma sua receita irá perder em sustentabilidade.

Esse sabão pode ser utilizado para limpeza em geral em substituição a outros produtos, como o detergente - não o utilize para fins cosméticos. Como ele é fabricado por óleos e sem a adição de conservantes ele pode rancificar após um tempo. Faça apenas a quantidade necessária para o uso na sua casa.

Obs: a exemplo de todo e quaisquer produtos de limpeza, mantenha fora do alcance de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez!

Pudim Veludo, São Paulo antiga

O Pudim Veludo é uma sobremesa preparada com apenas três ingredientes bem baratos: suco de laranja, açúcar e ovos, que combinados e coz...