Ingredientes:
1 kg de frutas secas (faça uma mistura de uva passas, ameixas secas cortadas em 4, frutas cristalizadas para panetone, cerejas em calda picadas ao meio, damascos secos cortados em 4 e outras que desejar)
125 ml de vinho do porto OU suco de fruta natural OU água fria
250 g manteiga amolecida (não derretida) ou margarina sem lactose
250 g farinha sem glúten (ou farinha de trigo se não tiverem restrição)
1 colher (chá) canela em pó
1/2 colher chá noz moscada em pó (opcional)
1 colher (chá) gengibre em pó
pitada de sal
300 g açúcar mascavo OU demerara OU de coco OU comum
5 ovos
Junte todas as frutas secas (já picadas) e misture bem, Acrescente o líquido escolhido (vinho, suco ou água) e misture. Tampe e deixe na geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte:
Pré aqueça o forno 160 graus e unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 26 cm ou forre com papel manteiga. Misture os ingredientes secos (farinha, canela, cravo, gengibre, sal), reserve. Em outra vasilha bata a margarina ou manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo, Adicione os ovos, um a um e bata bem entre cada adição. Junte as frutas (e o liquido) que estavam reservadas na geladeira e misture bem com uma colher, sem bater. Junte a farinha aos poucos misturando bem. Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 1 hora e 30 minutos mais ou menos. Faça o teste do palito para saber se está assado. Retire do forno, aguarde amornar por cerca de 10 minutos, desenforme e deixe terminar de esfriar sobre uma grade.
Decoração/cobertura de castanhas.
150 g de castanhas variadas (nozes, amêndoas, Pará, de cajú) as que você preferir.
2 colheres de margarina ou manteiga sem lactose
2 colheres de açúcar
1 colher de farinha sem glúten
Derreta a margarina e o açúcar numa panela em fogo baixo. Junte as castanhas e a farinha mexa bem por alguns segundos e desligue. Despeje sobre o bolo e organize como preferir. Se quiser pode levar o bolo ao forno por alguns minutos para dourar as castanhas, ligue apenas a parte de cima ou o grill do seu forno. Mas fique atendo para não queimar. Depois que estiver completamente frio, espalhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo com a ajuda de uma peneira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora é sua vez!